20/06/2022 CDL INFORMA

Geração de leads: cinco dicas rumo ao sucesso

Não há como negar: passamos a maior parte dos nossos dias conectados. Seja enquanto consumidores, seja enquanto empreendedores. Acessar a internet por diversos dispositivos e para diferentes finalidades já é parte do legado da transformação digital. Então, ponto positivo para os negócios e as marcas que se renderam ao universo virtual. Afinal, o sucesso de qualquer empresa está atrelado ao mundo onde Google e Mark Zuckerberg são reis.

Para alcançar o sucesso nas vendas, deve-se entender logo de cara que nada acontece sem a geração de leads. Sabe aquelas pessoas que demonstram real interesse pelo o que a sua empresa tem a oferecer? Pois é, elas são esses tais leads, ou no português convencional: potenciais clientes. E é sabendo como conquistar eles que o seu negócio vai decolar.

Sinônimos de rede de contatos qualificados, conversões a compras, ampliação de relacionamentos e divulgação orgânica, os leads são fundamentais em uma estratégia de marketing digital que gere bons resultados. Por isso, bora conhecer cinco dicas para captar leads que podem transformar a sua empresa?

1 – Ofereça conteúdos que vão além dos seus produtos
Para começo de conversa, algo que parece óbvio muitas vezes não é, como o título dessa dica. Gerar novos leads tem uma relação direta com o estágio da informação. Isso porque, em um primeiro momento, o consumidor não deseja apenas receber conteúdos sobre o seu produto ou serviço, ele quer compreender mais sobre as necessidades dele e como podem ser solucionadas. Portanto, oferecer conteúdo de qualidade é uma boa pedida para conseguir potenciais clientes.

Um blog, por exemplo, é uma das ferramentas mais efetivas para gerar leads, afinal, ele deve mostrar a voz da sua empresa. Dê conselhos, assistências, guias, dicas que giram em torno dos interesses do público que você quer alcançar. Mais para frente vão existir oportunidades para um conteúdo direcionado aos produtos e serviços. Um passo de cada vez.

2 – Aposte nas landing pages, pop-ups e nos formulários
É preciso viabilizar o acesso ao conteúdo criado pelo seu negócio. Para isso, utilize ferramentas disponíveis em uma plataforma de automação de marketing que permita a sua distribuição para geração de leads. As opções mais comuns são: landing pages, páginas de captura para divulgar conteúdos exclusivos, produtos e serviços; pop-ups, janelas que abrem no navegador quando se acessa determinada página (elas podem ajudar a recuperar visitantes, promover landing pages e avançar os visitantes para a jornada de compra); e os formulários (nome, e-mail e outros campos personalizados), como um post de blog, ou um formulário de newsletter.

3 – Crie um mix diversificado de ferramentas
De antemão, atente-se! Há muitas maneiras de gerar leads, mas nem todas vão ao encontro do seu negócio. Por isso, é fundamental avaliar e direcionar a estratégia para contemplar as ferramentas, plataformas e os formatos ideais ao seu propósito.

Otimizações no site, anúncios, conteúdo nas redes sociais, e-books, vídeos, infográficos, webinar: todos são válidos, mas cuidado para não sair “atirando para todos os lados” e errar o alvo!

4 – Invista em parcerias
Link building, cross-promotions e co-marketing podem ser estratégias complementares importantes para aumentar seu alcance. São parcerias que podem impulsionar a autoridade do seu negócio, melhorar o posicionamento nas pesquisas e gerar mais tráfego. Além, é claro, de aumentar a exposição da empresa, agregar valor aos produtos e serviços, trocar experiências e contatos.

5 – Conte com estratégias de promoções
Promover sua landing page é uma ação que gera os primeiros leads e atrai sempre mais. Se você tem pouco tráfego em seu site e precisa de resultados em curto prazo, é interessante optar por mídias pagas como Facebook Ads, Google Ads ou LinkedIn Ads, que podem proporcionar um volume maior de visitantes. Mas se o tráfego já é bom, além dessas opções, cabe ressaltar novamente sobre o uso de pop-ups e formulários que geram leads a partir do tráfego orgânico.

*Carolina Branchi é diretora de integrações da Dinamize, empresa que oferece softwares para automação de marketing e e-mail marketing.

Crédito foto: VAREJO S.A

Fonte: VAREJO S.A