4 dicas para recrutar melhor novos funcionários
Contratar e recrutar pessoas é, desde sempre, um grande desafio para as empresas. Em épocas de mercado aquecido esta missão é ainda maior, como é o caso do momento atual, após dois anos em baixa devido à pandemia de Covid-19. As micro e pequenas empresas são mais afetadas por essa dificuldade.
“Às vezes, o empreendedor não tem o tempo necessário para dedicar ao processo seletivo, aprender as ferramentas que podem ser utilizadas, os canais que devem ser usados e a clareza de saber qual o perfil necessário para determinada vaga”, explica Deborah Caroline Weege Bastos, sócia da WB Consultoria.
Deborah tem MBA em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Ela participou do Fala Especialista, podcast do Sebrae Santa Catarina, e falou sobre recrutamento e seleção em micro e pequenas empresas.
A Revista Varejo S.A. separou algumas dicas dadas pela especialista. Confira:
1. Defina os papéis de cada funcionário
Saber qual função é exercida por cada uma das pessoas da empresa é importante para o melhor funcionamento do seu negócio, mas também é um facilitador no momento de repor algum funcionário ou de adicionar uma nova função. “Quando você tem uma listagem dos cargos e atividades desempenhadas fica mais claro o que você está procurando para a vaga aberta na sua empresa. Esse é o ponto de partida para qualquer recrutamento.”, explica Deborah.
2. Saiba os melhores canais para encontrar as pessoas
Para cada tipo de atividade, um tipo de funcionário se enquadra melhor. Saber em qual canal encontrar o tipo certo de pessoas é um facilitador durante o processo seletivo. “Pessoas diferentes usam redes sociais diferentes, por exemplo. Ao avaliar a necessidade, podemos saber onde divulgar a vaga para encontrar alguém que se encaixe melhor”, diz a especialista.
3. Tenha um roteiro de entrevista
A conversa com cada candidato a uma vaga pode se desenvolver de maneiras diferentes, e ter um caminho-base pré-definido para este diálogo facilita, sobretudo quando for comparar os concorrentes para a vaga. “Uma pessoa pode ser mais comunicativa que outra, o que não quer dizer que é mais eficiente. Você pode passar 40 minutos falando com alguém e 10 com outra pessoa que é mais tímida. Sem um padrão para comparar, é quase impossível obter o melhor resultado”, garante Deborah, que também ensina: “deve-se tomar bastante cuidado na formulação do roteiro para não explicitar aquilo que se quer ouvir e para não distinguir pessoas por opções que vão além do trabalho, como questões religiosas, por exemplo”.
4. Destaque sua vaga
A competição com grandes negócios é um desafio significativo para as micro e pequenas empresas, que precisa criar caminhos se destacar e conseguir atrair melhores funcionários para o seu ambiente de trabalho. “Por isso, é importante manter um trabalho de rede social ativo, com bons networkings, porque é através desses meios que você vai conseguir chamar a atenção”, finaliza a especialista.
Crédito foto: VAREJO S/A
Fonte: VAREJO S.A
Autor: Luis Adolfo Barbosa