Prepara-se para faturar
Em pouco tempo, os primeiros enfeites e luzinhas já começarão a aparecer. Novembro é a hora de planejar as vendas de fim de ano, que continua a ser um momento crucial para fechar as contas no azul. No ano passado, as compras de presentes para o Natal injetaram cerca de R$ 50 bilhões na economia, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Os brasileiros gastaram, em média, R$ 465,58, com presentes.
O Natal é a melhor época para os negócios do varejo e motivos é que não faltam para você melhorar seus índices de vendas: 13º salário, o espírito natalino, a tradição de presentear em família, amigos e colegas. Tudo contribui para o aumento do consumo. Fique atento às dicas a seguir e prepare a sua loja para um bom desempenho no período!
– Planeje e reveja os custos: é preciso pensar em eficiência, revendo os custos e negociando com os fornecedores.
– Entre no clima: aposte na decoração do ponto de venda, sem esquecer das lojas virtuais e invista em conceitos que mexam com o emocional das pessoas.
– Equipe: reforce e treine sua equipe de vendas, contratando funcionários temporários, se necessário.
– Produto, preço e prazo: tenha um estoque bem planejado e exponha bem os produtos, categorizando as sugestões de presentes.
– Invista em promoções e use a criatividade.
– Facilite a aquisição: disponibilize modalidades e condições de pagamento diferenciadas e flexível e cumpra o prazo de entrega.
Tradição
A origem da tradição de trocar presentes no Natal surgiu em razão dos presentes que os reis magos levaram para o menino Jesus, que acabara de nascer. Baltazar, Belchior e Gaspar levaram ouro, mirra e incenso para Jesus.
Também existe a história de um bispo que levava presentes para crianças de famílias carentes, e também jogava saquinhos de moedas pelas chaminés de suas casas. Este bispo era são Nicolau, que viveu no século IV, sendo homenageado com um dia especial, o dia de São Nicolau.
Com o passar dos anos, a tradição de se presentear foi se difundindo pelo mundo. Presente significa dádiva, algo que se oferece a alguém sem esperar nada em troca, trazendo para nossa realidade sentimentos como o amor, a vontade de fazer o bem, a demonstração de carinho e lembrança ao próximo. É uma demonstração de afeto não apenas em palavras, mas em uma atitude.
Fonte: Revista Varejo S.A.
Autor: Renata Dias