21/12/2022 CDL INFORMA

17,3 milhões de consumidores devem ir às compras de Natal na última hora, apontam CNDL/SPC Brasil

17,3 milhões de consumidores devem ir às compras de Natal na última hora, apontam CNDL/SPC Brasil

Busca por promoções, 13º salário e falta de tempo são as principais desculpas dos “atrasadinhos”. Falta de planejamento pode trazer prejuízo financeiro para quem deixou para a última hora

 

Falta de planejamento, pressa e aglomeração podem trazer prejuízo financeiro para quem deixou para comprar os presentes de Natal na última hora. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a OfferWise, revela que 17,3 milhões de pessoas pretendem comprar os presentes apenas uma semana antes do Natal, o que corresponde a 14% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano.

 

Para 47% dos entrevistados, a expectativa por promoções é a principal justificativa para comprar na última hora. Outros 27% disseram que estão esperando o pagamento da 2ª parcela do 13º salário e 15% alegam a falta de tempo.

 

Na avaliação do presidente da CNDL, José César da Costa, deixar para comprar os presentes natalinos em cima da hora acaba fazendo com que o consumidor não tenha tempo para se ater a detalhes importantes, como pesquisar preços de diferentes marcas ou lojas. Além disto, certamente não encontrará a mesma quantidade de produtos se tivesse comprado com mais antecedência.

 

“A pressa é inimiga do planejamento financeiro. Na correria para garantir todos os itens da lista e não deixar ninguém sem presente, muitas pessoas acabam recorrendo ao parcelamento de forma impensada ou compram o produto na primeira loja que visitam. O recomendado é preparar uma lista de todos os presenteados, estipular o quanto se pode gastar e sair de casa com o dinheiro contado. Isso ajuda a evitar que o consumidor gaste além do valor previsto”, afirma.

 

METODOLOGIA

Público-alvo: Consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes para o Natal.

 

Método de coleta: pesquisa realizada via web e pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade.

 

Tamanho amostral da Pesquisa: 759 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes no Natal. Em seguida, continuaram a responder o questionário 656 casos, que tinham a intenção de comprar presente no Natal. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 3,6 p.p e 3,8 p.p para um intervalo de confiança a 95%.

 

Período da coleta dos dados: 06 a 14 de outubro de 2021.

 

Crédito foto: FCDL/MG

Fonte: FCDL/MG

Autor: FCDL/MG

Botões Secondarios