18/05/2023 CDL INFORMA

Setor de serviços cresceu 8,9% em Minas

O setor de serviços em Minas Gerais cresceu 3,2% em março, se comparado com fevereiro. O resultado positivo é o segundo consecutivo do indicador, que já havia registrado elevação de 0,9% no segundo mês do ano.

No acumulado do primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior, o avanço foi de 8,9%, ficando acima do desempenho no Brasil, cuja alta foi de 5,8%. O setor de transporte de cargas é um dos que têm contribuído de forma positiva para o avanço dos resultados.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada na terça-feira (16/05) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considerando a média histórica, o setor de serviços em Minas Gerais está no seu maior patamar para o terceiro mês do ano.

Em março, na comparação com fevereiro, 24 das 27 unidades federativas apresentaram expansão nos serviços. Minas Gerais, que cresceu 3,2% no volume, apresentou a terceira maior contribuição positiva para o resultado nacional, ficando atrás apenas de São Paulo, com aumento de 1,8%, e do Rio de Janeiro, com variação positiva de 2,8%.

“Para explicar o crescimento de 3,2% de Minas Gerais, no mês de março de 2023 em relação ao mês imediatamente anterior, as maiores influências positivas para o resultado vieram, em ordem, de: Transporte rodoviário de carga, Serviços de TI, Atividades jurídicas e Transporte rodoviário de passageiros municipal”, explicou o analista em Informações Estatísticas e Geográficas do IBGE Minas, Daniel Dutra.

O destaque para o transporte rodoviário de carga se deve, segundo Dutra, a Minas Gerais concentrar grande parte da malha rodoviária do País e ter uma safra agrícola significativa, o que demanda transporte.

Alta também foi verificada se comparado o volume de serviços de março de 2023, com igual mês do ano passado. No Estado, o avanço foi de 7,3%, enquanto no País, a alta foi de 6,3%.

Nessa base de comparação, 26 das 27 UFs apresentaram taxas positivas, com destaque para São Paulo (3,4%), Rio de Janeiro (9,5%), Paraná (11,4%), Minas Gerais (7,3%) e Santa Catarina (14,0%).

Em Minas Gerais, na comparação de março com mesmo mês de 2022, foram verificadas variações positivas do volume de serviços em quatro das cinco atividades investigadas.

Nesse intervalo específico, o maior destaque foram os Serviços de informação e comunicação (12,2%) e Transportes (8,4%). Alta também foi registrada em Serviços prestados às famílias, 3,9%, e Serviços profissionais, administrativos e complementares, 6,5%.

No período, apenas o grupo de Outros Serviços  apresentou retração, de 11%, mantendo a tendência de baixa dos últimos meses.

Alta no acumulado de 12 meses

Levando em conta a variação acumulada nos últimos 12 meses, em Minas Gerais, o avanço foi de 10,8%. O resultado superou o nacional, que subiu 7,4%.

Nos últimos 12 meses, foram registradas altas nos grupos de Serviços prestados às famílias, 27,2%, Transportes, 19,4%, Serviços profissionais, administrativos e complementares, 13,4%, e Serviços de informação e comunicação (0,4%).  Somente o grupo de Outros Serviços apresentou retração, 25,4%.

“Os números da pesquisa mostram que o setor de serviços de Minas Gerais vem apresentando uma trajetória de recuperação pós pandemia mais forte que o Brasil. A retomada também é maior que os setores da indústria e do comércio. Isso devido aos fatos de os serviços serem mais dinâmicos e precisarem de estruturas mais simples, o que contribuiu para uma melhor adaptação”, explicou Dutra.

Foto: FCDL MINAS GERAIS

Fonte: FCDL MINAS GERAIS