26/07/2024 EMPREENDEDORISMO

Associativismo: o poder da união para alavancar negócios

“Juntos somos mais fortes”. Uma frase que representa a essência do que é o associativismo. Para além de um grupo com mesmos objetivos, o associativismo é a representação de uma fonte de inspiração, união e fortalecimento de muitos negócios e empresas nos quatro cantos do país.

Em julho, celebramos o Dia Internacional do Associativismo. Por isso, vamos falar sobre esta prática que vem dando muito certo em terras brasileiras e sendo um dos caminhos para o desenvolvimento de empresas.

Neste artigo, você verá.

O que é associativismo?

O associativismo é um modelo de união de empresas de um mesmo segmento que tenham os mesmos propósitos.

Esta rede de apoio é conhecida por ser uma facilitadora para muitos negócios, pois concentra esforços, soma forças e direciona os melhores caminhos a serem seguidos.

Além disso, estimula a cooperação, pois trata da contribuição entre empresas para que troquem experiências, compartilhem visões e construam novas possibilidades dentro do segmento. Assim, atuam em âmbito social, econômico, científico dentre outras áreas.

Tudo isso em conjunto, entendendo que o crescimento do setor é uma conquista que pode valorizar a todos.

É um modelo garantido e assegurado pela Constituição Federal, no artigo Art. 5º, entre os incisos XVII a XXIII.

Um breve histórico do associativismo

Apesar de ser uma prática conhecida por reunir empresas atuais, a história do associativismo vem da pré-história, com a caça coletiva sendo uma das principais formas de sobrevivência.

Na Grécia e Roma antiga, ginásios e espaços de deliberação foram formados como uma prática de cooperação e escuta entre os indivíduos.

Mas na Idade Média é que temos um passo maior, com corporações de profissionais de segmentos como artesãos e jornalistas, que se reuniam para o fortalecimento da atuação.

Já no século XX, este modelo de associativismo que conhecemos é difundido pelo mundo, com pessoas se organizando em clubes, com a luta pela representatividade sendo uma das grandes movimentações do período até os dias atuais.

Quais são os benefícios do associativismo?

• Fortalecer a representatividade entre empresas
  • Simplificar acesso a produtos, serviços e soluções
  • Facilitar o relacionamento com o poder público
  • Sentimento de pertencimento e prosperidade
  • Capacitação das empresas
  • Maior profissionalização dos negócios
  • Aumento da competitividade positiva no mercado

Impactos do associativismo na sociedade

Para além dos benefícios para as empresas, temos as vantagens para o município e a sociedade. Quando há o fortalecimento de um segmento, a cidade também ganha.

Imagina a situação: o comércio de sua cidade está unido em prol dos mesmos objetivos, fortalecendo e aumentando a competitividade e as vendas. Para o consumidor, esta é uma grande oportunidade para ir às compras. Com isso, o comércio fica movimentado, impulsionando a economia local, gerando mais empregos e renda na cidade.

Quais são os tipos de associativismo?

• Cooperativas
  • ONGs
  • Associações

- Associação de bairros: formadas pela união de moradores, debate e promove melhorias para bairros e regiões.

-Associações culturais e esportivas: tem o propósito de incentivar a prática de eventos e ativistas artísticas e/ou ligadas ao esporte, além do desenvolvimento de discussões de temas sobre a importância na sociedade.

-Associações de classe: representação e orientação de classes de determinadas áreas, profissões e segmentos.

Associativismo do Sistema CNDL

O Sistema CNDL é um dos grandes exemplos de associativismo. Atuando em nível nacional, estadual e municipal, são mais de 2 mil entidades vinculadas, com mais de 500 mil empresas associadas em aproximadamente 1,4 milhões de pontos de vendas em todo o país.

Em mais de 60 anos de história, o Sistema CNDL está presente nas 27 unidades federativas, e se consolida como um modelo de associativismo. Atuando na defesa do empresariado do varejo, promove o relacionamento político e institucional em todas as esferas.

Confira o modelo de entidades do Sistema CNDL

• Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL): Porta-voz máximo do Sistema CNDL, está a nível nacional, construindo uma rede associativista de apoio e representatividade para todas as entidades integrantes.
  • Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL): Atua em nível estadual, desenvolvendo as CDLs em seus municípios, para que se tornem referência e protagonistas no comércio local.
  • Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL): Representante municipal dos interesses do setor, disponibiliza produtos e soluções para a gestão, produtividade, análise e concessão de crédito para as empresas associadas na cidade.
  • Sistema de Proteção ao Crédito (SPC Brasil): Braço de gestão e inteligência de dados do Sistema CNDL, sendo o maior birô de crédito da América Latina.
  • Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem): Desenvolvedoras de novas lideranças, preparam empreendedores para os desafios do mercado.

Crédito imagem: rawpixel.com / freepik.com

Fonte: FCDL/MG