10/09/2024 GESTÃO

Fora das datas comerciais, mais da metade dos mineiros compram por necessidade, revela pesquisa da FCDL Minas

Fora das datas comerciais, mais da metade dos mineiros compram por necessidade, revela pesquisa da FCDL Minas

Não há como negar que as datas comemorativas são um estímulo ao consumo e impulsionam toda a cadeia produtiva, sobretudo o setor de comércio e serviços.  Mas, fora desse período, como são os hábitos de consumo dos mineiros?

 

Esse foi o tema de pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) que mostrou que, na ausência de alguma data comercial, 51,69% dos entrevistados compram apenas por necessidade, enquanto 23,60% compram para presentear alguém. Outros 12,36% admitiram comprar por impulso e 12,35% disseram que gostam de comprar para presentear a si mesmos.

 

Diante desse cenário, o levantamento revelou um dado interessante. Excluindo-se os gastos com a alimentação básica, a maioria dos mineiros (28,51%) têm o hábito de gastar mais com lazer (teatro, cinema, bares, restaurantes, dentre outros). Em seguida vem vestuário e calçados (23,07%), farmácia (14,48%) e cuidados especiais (9,50%).

 

“Esses números nos mostram que o lazer faz parte da necessidade do consumidor e é considerado uma prioridade em sua cesta de preferências. Com o dia a dia mais corrido, devido ao próprio processo evolutivo do mercado de trabalho, as prioridades de compras mudaram, elevando o lazer à categoria de itens de necessidade, explica o economista da FCDL-MG”, Vinícius Carlos Silva.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, em média, a soma de gastos do dia a dia dos consumidores, excluindo-se a alimentação, gira em torno de R$ 800 mensais. Entre os meios de pagamento preferidos estão o cartão de crédito (58,93%); cartão de débito (19,64%); pix (16,07%); dinheiro (3,57%) e cheque (1,79%).

 

“A praticidade, segurança e agilidade dos cartões e do pix ganharam espaço e agora dominam os meios de pagamento no Brasil”, observa Vinícius Silva.

 

As compras em formato híbrido, realizadas tanto nas lojas físicas quanto nas lojas digitais, são a preferência de 44,64% dos mineiros. Por outro lado, 33,93% gostam de comprar somente nas lojas físicas, enquanto 21,43% apenas nas lojas digitais.

 

 Planejamento e equilíbrio

 

O levantamento realizado pela FCDL Minas também apontou que 58,93% dos consumidores têm o hábito de planejar suas compras diárias, enquanto 41,07% não têm essa preocupação.

 

Questionados sobre seu perfil de consumo, 78,57% dos entrevistados se consideram equilibrados; 19,64% admitem ser consumistas e apenas 1,79% se consideram investidores.

 

“Tais dados evidenciam que o consumidor está tentando se manter mais equilibrado frente a um cenário econômico que ainda demanda cautela e cuidado”, analisa Silva.

 

A pesquisa averiguou ainda qual o peso das datas comemorativas nas intenções de consumo dos mineiros. Na opinião de 57,1%, essas datas são indiferentes no que tange ao consumo, mas para 42,9% as datas comemorativas têm um peso elevado em suas intenções de consumo.

 

“O esforço comercial contribui expressivamente para a conversão da intenção de compras em vendas efetivas. Por isso, é importante que os lojistas invistam constantemente em ações para atrair os consumidores, em qualquer época do ano, e não apenas nas datas comerciais”, finaliza o economista da FCDL-MG.

Clique aqui para conferir os dados completos da pesquisa.

 

 

Crédito imagem: freepik.com

Fonte: Https://fcdlmg.org.br/

Autor: FCDL/MG

Botões Secondarios