Fora das datas comerciais, mais da metade dos mineiros compram por necessidade, revela pesquisa da FCDL Minas
Não há como negar que as datas comemorativas são um estímulo ao consumo e impulsionam toda a cadeia produtiva, sobretudo o setor de comércio e serviços. Mas, fora desse período, como são os hábitos de consumo dos mineiros?
Esse foi o tema de pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) que mostrou que, na ausência de alguma data comercial, 51,69% dos entrevistados compram apenas por necessidade, enquanto 23,60% compram para presentear alguém. Outros 12,36% admitiram comprar por impulso e 12,35% disseram que gostam de comprar para presentear a si mesmos.
Diante desse cenário, o levantamento revelou um dado interessante. Excluindo-se os gastos com a alimentação básica, a maioria dos mineiros (28,51%) têm o hábito de gastar mais com lazer (teatro, cinema, bares, restaurantes, dentre outros). Em seguida vem vestuário e calçados (23,07%), farmácia (14,48%) e cuidados especiais (9,50%).
“Esses números nos mostram que o lazer faz parte da necessidade do consumidor e é considerado uma prioridade em sua cesta de preferências. Com o dia a dia mais corrido, devido ao próprio processo evolutivo do mercado de trabalho, as prioridades de compras mudaram, elevando o lazer à categoria de itens de necessidade, explica o economista da FCDL-MG”, Vinícius Carlos Silva.
Ainda de acordo com a pesquisa, em média, a soma de gastos do dia a dia dos consumidores, excluindo-se a alimentação, gira em torno de R$ 800 mensais. Entre os meios de pagamento preferidos estão o cartão de crédito (58,93%); cartão de débito (19,64%); pix (16,07%); dinheiro (3,57%) e cheque (1,79%).
“A praticidade, segurança e agilidade dos cartões e do pix ganharam espaço e agora dominam os meios de pagamento no Brasil”, observa Vinícius Silva.
As compras em formato híbrido, realizadas tanto nas lojas físicas quanto nas lojas digitais, são a preferência de 44,64% dos mineiros. Por outro lado, 33,93% gostam de comprar somente nas lojas físicas, enquanto 21,43% apenas nas lojas digitais.
Planejamento e equilíbrio
O levantamento realizado pela FCDL Minas também apontou que 58,93% dos consumidores têm o hábito de planejar suas compras diárias, enquanto 41,07% não têm essa preocupação.
Questionados sobre seu perfil de consumo, 78,57% dos entrevistados se consideram equilibrados; 19,64% admitem ser consumistas e apenas 1,79% se consideram investidores.
“Tais dados evidenciam que o consumidor está tentando se manter mais equilibrado frente a um cenário econômico que ainda demanda cautela e cuidado”, analisa Silva.
A pesquisa averiguou ainda qual o peso das datas comemorativas nas intenções de consumo dos mineiros. Na opinião de 57,1%, essas datas são indiferentes no que tange ao consumo, mas para 42,9% as datas comemorativas têm um peso elevado em suas intenções de consumo.
“O esforço comercial contribui expressivamente para a conversão da intenção de compras em vendas efetivas. Por isso, é importante que os lojistas invistam constantemente em ações para atrair os consumidores, em qualquer época do ano, e não apenas nas datas comerciais”, finaliza o economista da FCDL-MG.
Clique aqui para conferir os dados completos da pesquisa.
Crédito imagem: freepik.com
Fonte: Https://fcdlmg.org.br/
Autor: FCDL/MG