20/01/2025 CDL INFORMA

Desemprego em queda e demanda aquecida ampliam rotatividade no mercado de trabalho

Desemprego em queda e demanda aquecida ampliam rotatividade no mercado de trabalho

O aumento da confiança em relação ao cenário econômico e as seguidas quedas nas taxas de desemprego têm se traduzido em oportunidades e disposição de mudança para os profissionais mais qualificados (com no mínimo ensino superior) e alto nível de especialização. Segundo a pesquisa Índice de Confiança Robert Half (ICRH), 54% dos profissionais qualificados planejam trocar de emprego em 2025, o que representa um aumento de quatro pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Essa confiança, especialmente entre os profissionais com ensino superior completo a partir de 25 anos, proporciona maior protagonismo aos trabalhadores. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o índice de desemprego para pessoas com ensino superior completo foi de 3,0% no terceiro trimestre de 2024, o menor desde 2015. Na média geral, o índice de desocupação ficou em 6,4%.

 

Novas oportunidades

 

Com o aumento da complexidade nos processos, as companhias buscam cada vez mais por profissionais com habilidades específicas.

 

 “Hoje as empresas estão necessitando, nas mais diversas áreas, de profissionais com habilidades cada vez mais pontuais. As instituições estão em busca de trabalhadores antenados nas inovações do mercado,” ressalta Alexandre Mendonça, gerente de recrutamento da consultoria Robert Half em Minas Gerais.

 

Desde o fim da pandemia, principalmente, observa-se uma tendência expressiva de profissionais procurando posições que melhor se ajustem aos seus valores, objetivos e momentos de vida.

 

De acordo com o estudo da consultoria Robert Halt, 69% dos respondentes manifestaram interesse em mudar de organização, mantendo sua área profissional (crescimento de cinco pontos percentuais comparado a janeiro de 2024), enquanto 31% desejavam explorar um novo ramo, segmento ou carreira.

Principais motivos para a mudança de empresa: 
 
  • Melhores oportunidades de crescimento
  • Realização pessoal
  • Salário mais alto
  • Qualidade de vida
  • Novos desafios
  • Salário mais alto
  • Benefícios mais atrativos
  • Aprender algo novo
  • Melhor equilíbrio entre profissional e pessoal
  • Mais flexibilidade

 

Qualificação é fundamental

 

Para ter mais chances de contratação, é preciso estar atento às novidades. “ Os trabalhadores precisam entender a sua profissão e buscar se atualizar, se diferenciar. Profissionais generalistas têm mais dificuldade de buscar novas oportunidades”, pontua Mendonça.

 

Áreas com alta demanda de profissionais qualificados:
 
 
  • Tecnologia (área de dados e inteligência artificial)
  • Recursos humanos
  • Gestão financeira
  • Comercial com conhecimento em CRM
  • Contabilidade na área tributária
  • Direito societário

 

 
O gerente de recrutamento destaca que há vagas para profissionais com vasta experiência e para aqueles acabaram de se qualificar. O que irá fazer o trabalhador se destacar é o conhecimento especializado.
 

Um ponto de partida para os para novos talentos é ter o conhecimento técnico específico, inglês fluente (fala e escrita) e estar antenado no mercado. Os profissionais com experiência que querem destacar devem buscar sempre se atualizar e ter boas histórias de sucesso para apresentar na hora da entrevista.

 

Profissionais qualificados em Minas Gerais 
 

Minas Gerais, que tradicionalmente tinha as indústrias mineral e automotiva consolidadas como carros-chefes na contratação de mão de obra, hoje registra uma pulverização de setores em alta, com destaque para o agronegócio, os serviços, as engenharias, a química, o setor alimentício, o setor farmacêutico, a geologia e a tecnologia”, enumera o o gerente de recrutamento Robert Half em Minas Gerais.

 

Essa demanda crescente por profissionais é reflexo da chegada de diversas multinacionais e empresas de grande porte ao Estado. Hoje, Minas abriga importantes polos industriais, como o farmacêutico no Sul de Minas e Montes Claros e o tecnológico em Santa Rita do Sapucaí.

 

Mesmo com a demanda em alta, Minas Gerais tem mais o perfil de exportar talentos do que buscar pessoas em outros Estados. “ Os profissionais mineirios são altamente qualificados, Minas tem ótimas universidades”, destaca Alexandre Mendonça.

 

Segundo o gerente de recrutamento, o grande gargalo na contratação de profissionais hábeis em Minas é o idioma, principalmente o inglês. As empresas estão em busca de trabalhadores que tenham real habilidade de se comunicar em diferentes línguas.

 

Desafios para as empresas 

 

De acordo com o ICRH, 18,8% das empresas afirmam que a intenção de contratar nos próximos meses será mais alta do que atualmente. Com a escassez de talentos disponíveis no mercado, a tarefa de atrair e reter profissionais de ponta é ainda mais desafiadora.

 

“É preciso uma visão estratégica para evitar reconhecer colaboradores essenciais apenas quando estiverem prestes a sair”,  ressalta Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul.

 

Oferecer pacotes de remuneração e benefícios atrativos, além de oportunidades de desenvolvimento profissional, são práticas que mantêm as pessoas engajadas. Organizações que não implementarem essas iniciativas correm o risco de perder profissionais para a concorrência, que também está em busca das pessoas mais qualificadas do mercado.

 

 

Crédito foto: rawpixel.com / freepik.com

Fonte: Https://fcdlmg.org.br/

Autor: FCDL/MG

Botões Secondarios