Com reincidência em alta, 84,69% dos que atrasaram contas em janeiro retornaram para a negativação, diz indicador da CNDL/SPC Brasil

De acordo com o Indicador de Reincidência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), oito em cada dez consumidores retornam para os cadastros de negativação menos de um ano após o pagamento de uma conta negociada. O Indicador aponta que, em janeiro de 2025, do total de negativações, 84,69% foram de devedores reincidentes, isto é, que já tinham aparecido no cadastro de inadimplentes nos últimos 12 meses.
Considerando o universo de devedores reincidentes, 63,21% foram de consumidores que ainda não tinham pagado dívidas antigas até janeiro; e 21,49% tinham saído do cadastro de devedores nos últimos 12 meses, mas retornaram. O restante, 15,31%, não esteve com restrições no CPF ao longo dos últimos 12 meses e, por isso, não foram considerados reincidentes.
NÚMERO DE PESSOAS REINCIDENTES POR TIPO
“Com a nova alta na reincidência acompanhada da queda do número de consumidores que conseguiram sair das listas de negativados nos últimos meses, percebe-se que muitos consumidores enfrentam dificuldades contínuas para gerenciar suas finanças pessoais. O cenário mostra também que a recuperação financeira parece estar se tornando mais difícil para os consumidores. Este fenômeno pode estar relacionado a fatores macroeconômicos, como altas taxas de juros e da inflação, que afetam o poder de compra e aumentam o custo do crédito. Com juros elevados, as parcelas das dívidas se tornam mais caras, o que dificulta a saída da inadimplência e torna o descumprimento dos acordos mais provável”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
REINCIDÊNCIA ACONTECE, EM MÉDIA, APÓS 2,4 MESES DO PRIMEIRO ATRASO
O indicador ainda revela que o tempo médio entre o vencimento de uma dívida para outra é de 71,8 dias, ou seja: depois de 2,4 meses (em média) de ficar inadimplente, o consumidor volta a atrasar o pagamento de uma segunda conta.
Os dados do indicador mostram que, nos últimos 12 meses encerrados em janeiro de 2025, houve uma queda de ?12,29% no número de devedores reincidentes, aqueles que já tinham aparecido no cadastro de inadimplentes no período analisado. A comparação é com os 12 meses anteriores.
“A falta de recuperação efetiva do crédito, aliada à reincidência elevada, sinaliza a necessidade de termos no país estratégias mais eficazes de educação financeira, aliadas a políticas públicas voltadas para o endividamento das famílias. É crucial que medidas sejam implementadas para reduzir as taxas de juros e controlar a inflação, aliviando, assim, a pressão econômica sobre as famílias brasileiras”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.
NÚMERO DE PESSOAS REINCIDENTES
A abertura por faixa etária dos devedores reincidentes mostra que o número de reincidentes com participação mais expressiva no Brasil em janeiro foi da faixa de 30 a 39 anos (27,43%). A participação dos devedores reincidentes por sexo segue bem distribuída, sendo 52,06% mulheres e 47,94% homens.
NÚMERO DE PESSOAS REINCIDENTES POR FAIXA ETÁRIA E SEXO
O Indicador de Recuperação de Crédito de Pessoas Físicas do SPC Brasil mostra a evolução do número de consumidores que deixaram os cadastros de inadimplentes por terem realizado o pagamento das suas dívidas em atraso. São utilizadas as informações de saídas de CPFs das bases às quais o SPC Brasil tem acesso. Em conjunto com os dados de reincidência, esses dados permitem melhor monitoramento da inadimplência no país, que atinge cerca de 40,17% da população adulta.
VOLUME DE BRASILEIROS QUE QUITARAM DÍVIDAS CAI -7,74% EM JANEIRO
Os dados do indicador de recuperação de crédito mostram que, nos 12 meses encerrados em janeiro de 2025, houve queda de ?7,74% no número de consumidores que conseguiram sair das listas de negativados. A comparação é com os 12 meses anteriores.
NÚMERO DE PESSOAS QUE RECUPERARAM O CRÉDITO
A queda do indicador acumulado em 12 meses se concentrou na diminuição da recuperação de consumidores que levaram de 91 dias a 1 ano (?16,50%) para efetuarem o pagamento de todas suas dívidas.
NÚMERO DE PESSOAS QUE RECUPERARAM O CRÉDITO POR TEMPO PARA PAGAMENTO
Observando a abertura por faixa etária dos consumidores que quitaram suas dívidas, o número de consumidores recuperados com participação mais expressiva no Brasil em janeiro foi da faixa de 50 a 64 anos (25,07%).
A participação dos consumidores recuperados por sexo segue bem distribuída, sendo 51,57% mulheres e 48,43% homens.
NÚMERO DE PESSOAS QUE REPUPERARAM O CRÉDITO POR FAIXA ETÁRIA E SEXO
Em janeiro de 2025, cada consumidor recuperado pagou, em média, R$ 1.986,41 na soma de todas as dívidas que tinha. Os dados ainda mostram que 62,95 % pagaram até R$ 500 nas dívidas que possuíam.
NÚMERO DE PESSOAS QUE RECUPERARAM O CRÉDITO POR VALOR TOTAL PAGO
CNDL – Criada em 1960, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam 9% do PIB brasileiro e 17% do PIB do setor, geram 7 milhões de empregos e movimentam R$ 600 bilhões por ano.
SPC Brasil – Há mais de 60 anos no mercado, o SPC Brasil é um dos mais tradicionais bureaux de crédito da América Latina, com uma robusta base de dados com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Possui 232 milhões de CPFs no seu banco de dados, 57 milhões de CNPJs cadastrados e 120 milhões de consultas por mês. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.
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Autor: FCDL/MG