04/07/2025 CDL INFORMA

Pesquisa FCDL-MG: Para 77% dos mineiros, avaliações na internet têm alto impacto na decisão de compra

Pesquisa FCDL-MG: Para 77% dos mineiros, avaliações na internet têm alto impacto na decisão de compra

Não é novidade que os consumidores estão cada vez mais conectados e exigentes. Comprar já não se baseia apenas no ato de desejar, mas de entender se determinado produto ou serviço irá realmente atender às expectativas. Isso explica porque, para 77,2% dos mineiros, as avaliações na internet têm um grande impacto na hora de comprar. Os dados são de pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG).

 

Segundo o levantamento, 51,8% dos mineiros gostam de fazer suas compras tanto presencialmente quanto pela internet. Já sobre o canal de comunicação mais eficaz para influenciar a decisão de compra, as redes sociais aparecem em primeiro lugar (78,2%), seguido por e-mail marketing (10,5%), rádio (5,7%) e TV (5,6%).

 

“A internet trouxe a facilidade de se pesquisar e de se informar sobre tudo, com poucos cliques. E isso mudou completamente o comportamento do consumidor. Entre tantas opções de produtos e serviços, ele agora quer saber a opinião de outros para validar suas percepções e, só então, efetivar ou não sua compra. E isso vale tanto para lojas físicas quanto online”, avalia o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.

 

Promoções e descontos

 

Ainda de acordo com a pesquisa, as promoções e descontos são os fatores que mais motivam os mineiros a comprar (43,3%). Datas comemorativas (17,5%), redes sociais (13,9%) e publicidade atraente (12,4%) também aparecem como bons estímulos ao consumo. Vale ressaltar que, segundo os dados, apenas 5,2% dos entrevistados disseram que são motivados a consumir por necessidade.

 

“Isso demonstra que uma boa promoção sempre vai atrair o cliente. Por isso, vale a pena o lojista investir em descontos. Assim, além de ampliar suas vendas, ele terá oportunidade de girar seu estoque”, destaca Vinícius Silva.

 

Na hora de escolher uma loja, produto ou serviço, o preço (40,3%) e o atendimento (32,7%) são os aspectos mais importantes na opinião dos consumidores do estado.

 

Fatores que também podem ser motivo de fazê-los desistir da compra. De acordo com o levantamento, 37,7% dos mineiros abdicam de uma compra por falta de um bom atendimento, enquanto 25,6% podem desistir em função de preços mais altos. Prazo de entrega (17,7%) também aparece como ponto negativo.

 

“Esses dados nos mostram a importância de os lojistas estarem atentos a esse novo perfil de consumo e a todo o processo de experiência de compra. Se o consumidor comprou algo ou contratou algum serviço e gostou, há grandes chances de que ele compartilhe e espalhe essas boas experiências para que outros possam vivencia-las também. No contrário, se a experiência foi ruim, as chances de compartilha-la por meio de reclamações e registros em redes sociais aumentam ainda mais”, analisa o economista da FCDL-MG.

 

“Atrair o consumidor e, ao mesmo tempo, proporcionar a melhor experiência possível no processo de consumo é um desafio para o lojista e exige que o setor de comércio e serviços se reinvente a cada dia”, completa.

 

 

 

Clique aqui para conferir os dados completos da pesquisa.

 

Crédito imagem: freepik.com

Fonte: Https://fcdlmg.org.br/

Autor: FCDL/MG

Botões Secondarios