FCDL Minas critica manutenção da Taxa Selic
A manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano gerou críticas por parte do setor produtivo em Minas Gerais. Entidades apontam que a política monetária restritiva prolongada tem efeitos negativos sobre a atividade econômica e está freando investimentos.
“A manutenção da Selic em 15% gera cautela no comércio, pois encarece o financiamento, reduz o poder de compra das famílias e freia investimentos. O resultado é um ambiente de negócios menos dinâmico, em que o varejo precisa redobrar esforços para manter o ritmo de crescimento e enfrentar 2026 com resiliência e criatividade”, afirmou, em nota, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), Frank Sinatra.
“Lamento que o ano de 2026 não tenha começado com o tão esperado afrouxamento da taxa de juros, permanecendo em patamar elevado. Poderíamos ter iniciado esse ciclo com mais estímulo ao crédito e ao consumo, mas as incertezas quanto à volatilidade internacional, os riscos fiscais internos e a pressão inflacionária ainda pesam nas decisões do Comitê de Política Monetária (Copom)”, disse o dirigente.
Mesmo reconhecendo a importância de medidas para conter a inflação, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) demonstrou preocupação com a decisão do comitê, uma vez que tende a prolongar os efeitos adversos já percebidos na economia, ao restringir investimentos produtivos, encarecer o crédito, elevar os custos de produção e comprometer a competitividade da indústria brasileira e mineira.
“É necessária uma política monetária mais equilibrada, que consiga conciliar o controle da inflação com o estímulo ao desenvolvimento econômico e ao fortalecimento da competitividade da indústria nacional”, afirma o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.
Por que a taxa Selic influencia tanto a economia?
A Selic é uma referência para as taxas de juros de bancos e demais instituições financeiras, sendo um relevante instrumento da política monetária nacional. Tudo se baseia na Selic: os investimentos, empréstimos, cobranças de multas e encargos do governo. Considerando isso, quando o Banco Central realiza as reuniões do COPOM e efetiva qualquer mudança na taxa de juros, ela é sentida em praticamente todo o mercado. Se a Selic sobe, todos os produtos financeiros indexados por ela terão um reajuste para cima e se ela cai, esses mesmos produtos terão um reajuste para baixo. Por isso ela tão importante.
Pensando em facilitar o entendimento a respeito do tema, o setor de Inteligência de Mercado da FCDL-MG elaborou uma cartilha, destacando o conceito, os objetivos e os impactos da taxa Selic para os brasileiros.
Clique aqui para fazer o download.
Crédito imagem: freepik.com / user6702303
Fonte: Https://fcdlmg.org.br/
Autor: FCDL/MG
